segunda-feira, 26 de julho de 2010

Matéria Especial: HTPC o que é?

HTPC nada mais é que um computador voltado para mídia digital, para os membros que pensam em montar um HTPC "Home Theater PC" falaremos um pouco do hardware e softwares necessários para o desenvolvimento do mesmo.

Hardware

A escolha do hardware fica a critério de cada um, o que devemos fazer é avaliar para qual utilização o HTPC será voltado, ou seja, se ele será exclusivo para mídia digital “Vídeos e Musica” ou se será também voltado para jogos.
No primeiro caso o hardware envolvido no projeto não precisa ser nada muito robusto, devemos fazer a pergunta “O que faz um HTPC voltado para mídia digital?” simples a resposta, reprodução em alta definição de filmes e seriados com áudio de preferência em 5.1 e player de sua biblioteca musical.

Já no segundo caso as características mudam de figura, para montar um HTPC voltado também para games prepare seu bolso, pois o custo será bastante alto, por isso continuo jogando nos vídeos games.

O Hardware que faz parte desse projeto não tem nada de excepcional pelo contrario, tem um excelente custo beneficio voltado exclusivamente para mídia digital.

Gabinete

A escolha do gabinete sempre é algo difícil de se fazer, beleza ou desempenho? Pergunta de difícil resposta, não queremos um gabinete gigantesco no meio de nossa sala ou quarto, e nem algo que esquente demais diminuindo a vida útil do hardware nele contido, sendo assim o gabinete escolhido nesse projeto tem tamanho próximo ao Xbox 360 com uma pequena diferença, a excelente a distribuição de ar dele, a maquina trabalha tranqüila sobre a temperatura de 40 graus Celsius sendo um processador AMD Athlon™ X2 Dual-Core, 2 Hd´s SATA de 1T e uma unidade de Bluray, pequeno no tamanho, mais eficaz na sua distribuição interior, e ao meu ver temos mais um critério ao seu favor, o aspecto visual dele é bem bonito, e não será um elefante branco na sua sala, como esse gabinete a resposta de difícil pergunta ficou fácil agora de ser respondida.







Caixas de som 5.1

A escolha das caixas de som 5.1 para o HTPC variam de acordo com o tamanho do ambiente, os preços também variam de acordo com a qualidade da mesma, nesse projeto foi escolhido o conjunto PHILCO PHT510, pois o ambiente do projeto é de tamanho médio e esse conjunto tem um desempenho muito bom, outros fatores que influenciaram na escolha foram o seu acabamento limpo e o controle remoto total para ajustes e calibragem das caixas.





Teclado Mídia Center

Nesse critério a escolha do teclado ou controle remoto mídia center variam de acordo com o desejado, ou seja, se você pretende navegar na internet no conforto de seu sofá ou cama o teclado é a melhor opção, mas se a utilização do HTPC fica resumida apenas para player de mídia o controle remoto cumpre bem o seu papel, a equipe Banidos S.A particularmente prefere o teclado pois assim o seu leque de opções será bem maior e irá conter as mesmas funções do controle remoto, ou ainda se preferir você pode optar pelos dois, teclado e controle remoto.
O teclado escolhido foi o Teclado Mídia Center Goldship 1089, por possuir um design ergonômico, transmissão digital de 2.4 GHZ,touchpad de alta sensibilidade com função scroll, atalhos para todos os recursos media center, e a distância de funcionamento vai até 10 metros do computador.





Software Mídia Center

Essa escolha fica também a critério do proprietário, existem diversos programas com função de Mídia Center no mercado e não apenas o Windows Mídia Center que acompanha os Pacotes mais robustos do Windows 7 e Vista.
A escolha da equipe Banidos S.A foi a utilização do XBMC, pelos fatores personalização e recursos, que são infinitamente superiores ao da Microsoft, se fôssemos falar de cada recurso do XBMC teríamos que fazer um novo tópico, pois o programa tem um leque grande de opções e tem mais uma grande vantagem a seu favor, o código e totalmente open source, ou seja, com um pouco de experiência em XML você pode deixa-lo com a sua cara.

Algumas fotos da interface do XBMC

As telas são dividas por seções sendo elas

Filmes, com toda sua biblioteca de filmes em alta definição, reparem que no alto a direita ficam os filmes adicionados recentemente e logo abaixo o que esta sendo executado, nesse caso o álbum da banda "Yeah Yeah Yeahs"

Seriados, com a mesma estrutura dos filmes, tendo os últimos episódios adicionados recentemente de suas seres favoritas ao alto na direita.

Musicas, com todos seus álbuns de suas bandas favoritas, que o torna perfeito para utilização em festas na sua residência.

Imagens, com todas suas fotografias e wallpapers, com varias opções de visualização.

Sistema, com toda parte de configuração e personalização do XBMC

Disc Drive, como o nome já diz, é o local para reprodução de discos, no caso desse projeto discos em Bluray e DVD.

Interface da biblioteca de filmes, com todas as informações do filme escolhido, como sinopse, audio, formato da tela, resolução, entre outras coisas

Interface da biblioteca de seriados, não muito diferente da interface dos filmes, o mesmo acontece com seriados, todas as informações dos episódios, artistas, temporada, entre outras coisas.

Em relação a biblioteca musical o mesmo acontece, com informações da banda, ano, estilo musical, entre outras coisas, mais isso já conhecemos do windows media player.

Enfim pessoal espero que esse pequeno especial sobre HTPC tenha tirado algumas duvidas dos membros dos Banidos Unidos S.A sobre esse assunto, a equipe espera ter quebrado esse paradigma que HTPC é algo muito complicado de se fazer, como vocês podem ver é mais fácil que parece montar um HTPC com um custo bem baixo.

4 comentários:

  1. PQP, muito bom o tópico, por isso q sou fã de vc´s, essa intenção de sempre mostrar algo novo faz vc´s serem o diferencial dos demais blogs, sempre quis montar um HTPC pra mim, mais não sei nada da hardware de pc, mais com esse tutorial tirei varias duvidas a respeito, parabens e mais parabens pelo responsavel pelo blog e pelo tutorial excelente.
    Perebas do gears

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente MARAVILHOSO!,vcs estão de parabens belo tópico.

    ResponderExcluir
  3. A equipe Banidos Unidos S.A agradece os elogios, e continuamos a tentar melhorar cada vez mais o blog.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Gilmar voce adivinha mesmo o que a gente quer eu estava justamente querendo saber mais à respeito do HTPC, ainda mais depois que vc falou como era o seu que fiquei fascinado com as possibilidades que este centro de entrenimento pode proporcionar.
    Como sempre mandou muito bem brother!!!
    Obrigadão pelo tutorial!

    ResponderExcluir