terça-feira, 27 de julho de 2010

Matéria Especial: Algumas maneiras de proteger seus equipamentos eletrônicos

Como alguns membros ainda tem duvidas em relação a melhor maneira de proteger seu Xbox360 em relação a energia a equipe Banidos Unidos S.A relacionou uma lista dos equipamentos para tal procedimento.

Estabilizador

São responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. A grande maioria dos estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.

Módulo Isolador
É um equipamento microprocessado que através de um circuito eletrônico consegue criar um aterramento apartir de uma ligação elétrica usado normalmente para solucionar problemas com falta de aterramento na rede elétrica. Muito usado em computadores residenciais onde a criação de aterramento pode não ser um processo simples de criação.

NoBreak
Uma fonte de alimentação ininterrupta, é um sistema de alimentação elétrico que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligado, quando há interrupção no fornecimento de energia. Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia, que em geral não é muito grande, algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos ligados a ele. por isso é indicado a utilização em modo de bateria somente quando há falta de energia, assim mantendo sempre as baterias em carga máxima, para quando for necessária a sua utilização. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário.

Filtro de linha

O filtro de linha possui várias funções, ele protege seus equipamentos removendo ruídos e picos provenientes da rede elétrica, expandi o número de tomadas disponíveis para conectar outros periféricos, garante que todos os seus equipamentos estão devidamente aterrados, protege contra curto-circuitos e sobrecargas de tensão na rede.
Deve se ter cuidado na hora de comprar um filtro de linha para sua casa ou empresa, dê preferência as marcas de qualidade e com selo do INMETRO

Bom senso

É altamente recomendado desligar qualquer equipamento eletrônico da tomada em caso de fortes chuvas com relampagos e trovoadas, é tambem recomendado tirar o cabo da antena da tv pois caso a tv receba alguma descarga eletrica pela antena ela vai queimar levando com ela tudo que estiver conectado a ela, ou seja seu xbox360.


3 comentários:

  1. Muito bom o tópico, serão quantos especiais? ontem com o do HTPC e hoje com esse, será uma serie? enfim continuem assim, blog muito bom.
    Claudio

    ResponderExcluir
  2. Com esse tópico de hoje tenho certeza que o lorencinis não abandonou o blog, né lorencinis? te conheço não é de hoje e conheço seus tutorias excelentes do tempo de portalxbox, rs...
    Grande abraço perebas. o do HTPC tem seu dedo tb né?

    ResponderExcluir
  3. Todos da equipe Banidos Unidos S.A agradecem os elogios, estamos trabalhando juntos para melhorar cada vez mais o blog.

    ResponderExcluir